Citronela repelente

A Citronela vai muito além daquele tão conhecido repelente para mosquito, apesar de essa propriedade ser muito interessante pra quem pratica tanto o *bushcraft* quanto pra os adeptos a *vida ao ar livre*.

Pois só em você plantar a citronela próximo do abrigo [cabana] já inibe os insetos, de preferência plantar na direção de onde vem a corrente de vento né.

Essa função da planta como repelente que deu uma fama muito boa por conta das inúmeras epidemias que tiveram no Brasil de Dengue, em seguida de Chikungunya e da Zika.

E tantas outras enfermidades transmitidas por esses mosquitos.

Apesar da citronela ser natural da Ásia e das regiões ali pela costa do Pacífico. Hoje você já encontra fácil nas terras tupiniquim.

No International Journal of Advanced Research [IJAR] foi publicado um estudo que mostra que a citronela tem propriedades medicinais.

Se liga, além daquele repelente que não pode faltar, a planta ainda tem ação anti-inflamatória, ação antibacteriana e até te ajuda no controle da febre. Que beleza em?

Benefícios medicinais da Citronela

Propriedade antibacteriana

O metil-isoeugenol encontrado no óleo da planta assim como outros componentes inibem o aumento bacteriano no corpo humano.

Então você está longe do hospital mais próximo e está com uma infecção. Já pode usar a citronela para os tratamentos causados por infecções.

Propriedade antisséptica

Vamos lá. Você acabou de se cortar, vai limpar a ferida. A citronela com suas propriedades antissépticas vai combater e atacar as infecções do corte.

Então fazer a assepsia da ferida com a citronela funciona como um mertiolate da vida. Então qualquer lesão na pele pode usar a planta para a limpeza e assepsia que é muito bom.

Propriedade Antiespasmódica

As pesquisas apontam também que as propriedades são indicadas para o alivio de espasmos dos músculos, diminuindo as dificuldades respiratórias e serve também para estimular o sistema nervoso.

Sem falar que atua também aliviando os sintomas das famosas cólicas menstruais e até da tosse.

Propriedade anti-inflamatório

Essa muita gente vai se identificar, a planta ainda tem efeito curativo para tratar de inflamações ocasionadas pelos efeitos colaterais de uso de drogas ilícitas.

Assim como para o álcool ou alimentos difíceis de digerir ou os picantes. A citronela assim vai acalmar os efeitos causados pela intoxicação pelos elementos externos que vem a atacar o organismo.

E ainda alivia nas dores reumáticas, dores de cabeça e na tão temida enxaqueca.

Propriedade antidepressiva

Os estudos mostram que a citronela é uma forte aliada em tratamento fitoterápico, usado como alternativa contra a depressão.

Podendo aliviar também a ansiedade, a tristeza e os sentimentos negativos.

Pra você ter uma ideia, aquela refrescância que a essência te traz incide sobre os neurotransmissores, funciona como um tônico para o sistema nervoso.

E assim instigando a um sentimento de frescor proporcionando vigor e ânimo e sentimentos de felicidade e de esperança.

Auxiliando na recuperação de convalescentes.

Propriedade de combate à febre

Estimulando a transpiração do corpo a citronela e somando essa propriedade as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas já citadas, fazem dessa planta uma forma caseira para combater a febre.

Propriedade fungicida

Com a capacidade de impedir o crescimento fúngico, a citronela na versão em óleo, é costume ser usada à combater as infecções fúngicas nas regiões das orelhas, do nariz e da garganta.

E pode ser usada em qualquer parte do corpo sendo que ainda auxilia a tratar disenteria ocasionadas pelos fungos.

Propriedade perfumada

É um desodorante natural. O cheirinho de limão mostra que a planta é rica em citrino, uma substância capaz de eliminar o mal cheiro do corpo.

Repele o mosquito da dengue

Propriedade repelente

Como mostrei no início, essa é a propriedade mais famosa da citronela. De acordo com as pesquisas do IJAR, os óleos essenciais da planta são capazes de eliminar e manter afastados os insetos.

No estudo, a citronela se mostrou eficaz contra os mosquitos Aedes Aegypti, cuja picada é a causa as temidas dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

E também é eficaz contra piolhos, tanto de corpo como de cabeça, e mostra eficácia também contra pulgas.

#ficaadica repelente

Ainda serve como antipulgas natural para os seus bichanos [cães e gatos]

Citronela – Óleo Essencial

O óleo da planta é um óleo essencial que é extraído de suas folhas e dos caules de diferentes espécies de *Cymbopogon, rico em geraniol, citronelol e citronelal, utilizados na fabricação de velas, cremes e loções.

*Cymbopogon é um género botânico pertencente à família Poaceae, subfamília Panicoideae, tribo Andropogoneae.

A citronela é mais utilizada nas terras tupiniquim nesse formato de essência ou de óleo essencial de uso externo, nada de ingerir o óleo.

Como repelente de insetos pode ser usado por adultos, crianças e até em bebês aplicando em formato de oléo essencial passando na pele.

Esses óleos da citronela são encontradas com facilidade em lojas de produtos naturais nessas versões para você passar na pele e também de aromatizar os ambientes.

Óleo de Citronela – Aplicação

A forma mais comum de aplicar o óleo é passa sobre a pele.

Massagem corporal

Você pode fazer aquela massagem habitual utilizando o óleo de citronela. Pois a fricção na pele vai proporcionar uma maior absorção do óleo na derme. Fazendo bem ao organismo.

#ficaadica de massagem

Uma dica boa é você colocar de 2 a 3 gotinhas de óleo essencial, isso para cada colher de sopa de uma base vegetal.

Pode usar amêndoas, o próprio óleo de girassol, sementes da videira[uva] etc.

E quem tem a pele sensível, o ideal recomendado é diluir o óleo essencial da citronela em uma colher de chá da base vegetal.

Banhos

Além disso você pode preparar os banhos, sendo em um ofurô, uma banheira ou até mesmo uma bacia quente para os pés.

#ficaadica de um bom banho

Se bem que você diluir de 5 a 10 gotinhas do óleo em uma banheira cheia com água morna e entrar de corpo inteiro repousando nessa água.

Ou só com os pés mesmo, é bem indicado para ter os efeitos purificadores e curativos que a citronela proporciona no seu corpo.

Inalação

Estudos clínicos já indicaram que o contato inalativo do nariz com a essência de citronela já faz a ativação do organismo aos efeitos curativos e medicinais da planta.

Pode ser através da diluição de gotas em água quente ou até mesmo na inalação direta.

Pode ser com um vaporizador ou mesmo um difusor para exalar a essência de citronela no ambiente.  

Como fazer em casa o extrato de citronela?

Fazer a extração do óleo de citronela não é uma das tarefas mais fáceis, não é tão simples como se pensa.  Porque como se trata de um solução do óleo em álcool.

Você pode escolher essa forma de extrair o óleo, lembrando que dessa forma outras substancias da folha que também são solúveis no álcool estarão presentes nesse óleo.

Como a é o caso da clorofila. Então este extrato ou óleo não terá a pureza como a extração por vapor d’água consegue.

E é aquele negócio, se você está em um grande centro, você compra nas lojas de produtos naturais ou em lojas herboristas.

Se não tem esse tipo de facilidade, vale a pena você fazer!

Veja aqui o que você vai precisar [ingredientes]

  • Folhas frescas de citronela;
  • Uma tesoura de poda;
  • Um frasco de vidro que pode ser escuro com tampa hermética para lacrar bem e não passar o ar ou se não tiver o vidro escuro, pegue papel para forrar e/ou cobrir;
  • Água mineral;
  • Álcool de 70%;
  • E um copo para fazer a medição ou mesmo um copo medidor.

Vamos lá ao passo-a-passo

  1. Colha as folhas de citronela no início da manhã utilizando uma tesoura de poda para cortar cada ramos pela base da haste da planta.
  2. Lave bem as folhas para tirar as impurezas.
  3. Deixe as folhas secarem ao ar livre.
  4. Pique as folhas com a tesoura.
  5. Coloque-as em um vidro limpo, de preferência escuro.
  6. Com um copo medidor coloque no vidro a proporção de 70% de água mineral e 30% de álcool a 70%.
  7. Tampe bem, se for um vidro transparente forre com papel.
  8. Coloque uma etiqueta com a data que foi feito o extrato.
  9. Guarde em um lugar escuro e deixe curtindo por 15 dias, agitando dia sim dia não.
  10. Após os 15 dias coe, retirando as folhas e só deixando o extrato no frasco de vidro, mantendo a conservação, sempre tampado quando não for usado e guardado ao abrigo da luz.

Esta aí é uma receita do Canal Assim que Faz. Eles tem um vídeo que mostra a extração do óleo essencial das plantas com um alambique caseiro.

Conclusão

A Citronela é uma boa companheira pra se ter em casa, seja numa cabana ou em um abrigo você estará longe de insetos que podem te fazer mal, fora que o aroma da planta é bem agradável.

Por fim, você tem uma farmácia natural a sua disposição que pode tanto te ajudar como a um amigo que esteja na aventura contigo. Conhecimento nunca é demais.

Vai fazer trilha, é bom está com alguém responsável. Pois numa hora que a emoção falar mais alto que a razão, é bom ter uma pessoa pra questionar as escolhas. Do mais, “cai dentro“!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *