Oásis no Pecém: Descubra o Refúgio Secreto Entre Industrialização e Natureza

Oasis selvagem
Tempo de leitura:3 minutos, 6 segundos

Em nossa última aventura fomos eu e o Naldo em um perfeito oásis entre as cidades do Pecém e da Taíba. Um lugar que seria até improvável por conta do apelo industrial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Nas mochilas uma segunda camisa, água e rapadura para dar energia na trilha!

“Isso depois que o Naldo potencializou o energético que tomamos na base de comando. O cara “misturou um energético comum de taurina e cafeína com café puro, achocolatado e cachaça, quase um arrebite”. 😅

Oásis dos Mares do Pecém

Ao começar a trilhar saindo da Colônia de Férias do Pecém em direção às torres eólicas da Taíba, encontramos um lugar show, espetacular, ora brejado, lagoas, riachos, dunas, aves e um visual diferenciado a cada platô que subimos.

Ruínas antes do oásis

Logo no início ruínas de uma casa que o dono parecia querer ficar isolado do resto do mundo, sem energia elétrica, aliás, os poucos postes que haviam estavam bem deteriorados pela maresia local que é muito forte e sem os fios de energia.

A uns duzentos metros uma cachorrada que parecia guardar algo precioso sobre a duna, nem precisa dizer que não tive tanta curiosidade de ver o que eles estavam guardando né!

O lago

Seguindo nossa trilha um lago onde você chega e toma aquele banho sem público algum, dá para tomar banho até pelado que o máximo que você vai ouvir é o barulho dos carcarás ou das galinhas d’água em revoada.

Oásis Wonderwall: A Chegada

Oásis - Coqueiral

Seguindo adiante a perfeita definição de Oásis, um coqueiral com um pequeno riacho, se bem que estava mais para um córrego com águas cristalinas onde dá para ver o fundo de areia e pequenos peixinhos nadando pra lá e pra cá.

Pequeno riacho de águas cristalinas

Uma duna intrigante e bem diferente por trás, a medida que eu trilhava mais paisagens deslumbrantes e uma casinha no meio do nada, sem cercas ou qualquer barreira pra natureza do local, a propósito, sem energia elétrica também.

O Naldo até tentou fazer contato com o morador nativo mais não tivemos resposta. O cara simplesmente nos ignorou.

Como eu disse lá atrás, bastante brejado, os carcarás sobrevoando direto em cima da gente.

Com certeza deve haver ninhos naquela área e eles estavam defendendo suas crias, e até filmei o momento em que um urubu sobrevoava uma das dunas e os carcaras partiram pra cima dele e o enxotaram de lá.

Três pequenas corujas revoando baixo deixavam o ambiente ainda mais interessante.

Incrível! O Oásis está ao meu lado

Mandacarus, muita vegetação rasteira, borboletas, muitas borboletas que até tentei fotografar, mais não ficou muito legal.

Mandacaru

À medida que avançávamos na trilha mais e mais pequenos lagos que pareciam brotar em olhos d’água contrastando com as imensas torres eólicas ao fundo, tiramos muitas fotos que nem vimos o tempo passar.

Com o Sol se pondo tivemos que abortar a trilha e ir para a praia, o Naldo comentou sobre a surucucu do brejo (não sei nem se tal cobra existe).

Naldo passou que tivéssemos cuidado redobrado, então seguimos pelas partes altas contornando as partes alagadas.

Em cerca de cinquenta minutos chegamos a praia, com a visão do Porto do Pecém ao fundo, a maré estava seca e a areia refletindo as luzes do porto.

Luzes do Porto do Pecém refletidas na água

A caminhada de volta foi mais rápida, em 20 minutos chegamos à base finalizando a aventura.

Conclusão

Oasis significado: Após a tarde de aventura posso falar para você se penso em oásis, e seu significado diria que trago guardado em minhas memorias tem gosto de mar, ventos refrescantes, coqueiral selvagem e paz.

Uma trilha leve com poucos obstáculos e muito bonita. Mapeamos a área para futuras expedições.

Quer mais aventuras como essa, então cai dentro!