Guaramiranga: Trilhas, Cachoeiras e Natureza Exuberante

0 0
Read Time:4 Minute, 52 Second

Mostrando para as meninas as trilhas e as belezas das paisagens e cachoeiras de Guaramiranga.

Eu e minha esposa apresentamos a trilha do Remanso para minha irmã que mora na Holanda e a amiga dela da Armênia que também mora nos Países Baixos.

Então para a pessoa que mora em um país (Holanda) praticamente plano, quase todo abaixo do nível do mar, qualquer morro é montanha. 

O Remanso

O Remanso foi a nossa base escolhida em Guaramiranga para o fim de semana. A propósito, um ótimo lugar para se hospedar com boas acomodações, excelente comida e aquela vibe que só o Remanso tem! 

Guaramiranga é assim, um misto de sensações onde o verde e o colorido dos animais e plantas resgatam as boas vibrações e te deixam com aquela leveza na alma.  

Chegamos ao Remanso e logo cedo fomos nos preparar para a primeira trilha!

Na verdade, só um treinamento para o que viria depois, pois as meninas querem muito conhecer as belezas da Serra de Guaramiranga.

A trilha para o mirante do Remanso

Ao chegar à trilha, começamos a subida, a trilha um tanto quanto leve, tudo muito bem sinalizado, qualquer pessoa consegue subir aquilo.

Dá até para fazer com crianças, normalmente tem um limite de idade, mas é sempre bom consultar o monitor da trilha, e uma dica é fugir da época das chuvas se for subir com os pequenos.

Sabendo que lá em cima tem um mirante, à medida que íamos subindo, a adrenalina ia junto, e acompanhando as meninas.

Aí dava mais gás para subir aquela trilha de barro seco, muito verde no entorno, o canto dos passarinhos ecoam nos ouvidos deixando o ambiente mais intenso e agradável.

Muitas [e muitas, e muitas] fotos foram tiradas garantindo boas lembranças do passeio.

Ao chegar ao mirante, um banco para sentar, recuperar o folego e apreciar uma imensidão de verde a se perder de vista e a visão minimalista do lugar. 

A descida é tranquila, como aquele ditado, “para baixo todo santo ajuda”. Trilha tranquila, super recomendo ser feita em família.

Aliás, se liga…

Os 6 [melhores] motivos para visitar Guaramiranga

  1. Festival de Jazz e Blues [Grátis]: que traz ao público apresentações de artistas consagrados nacionais e internacionais;
  2. Pico Alto [Grátis]: na localidade de Pernambuquinho (Guaramiranga), mirante de 1.114 metros de altitude, sendo o 2º ponto mais alto do Ceará e a 8Km do centro;
  3. Os Banhos de Cachoeiras de Guaramiranga com águas geladas e muito convidativas:
    1. Poço da Veada é uma alternativa de fácil acesso a 3 km de Guaramiranga;
    2. Cachoeira do Seu Carlinhos, 05 km do restaurante Hofbräuhaus, estrada de Aratuba;
    3. Cachoeira do Perigo no Sítio Labirinto, Baturité, 10 km de Guaramiranga;
    4. Parque das Cachoeiras em Baturité, a 8 km de Guaramiranga;
    5. Cachoeira do Sítio Volta na Pousada Santa Edwirgens (15 m de altura) Baturité;
    6. Cachoeira do Cipó na Pousada Santa Edwirgens (30 m de altura) Baturité; e
    7. Cachoeira Talita na Pousada Recanto das Cachoeiras.
  4. Parque das Trilhas: a 3km do centro, funciona em um sítio e com trilhas na mata;
  5. Mirante Linha da Serra [Grátis]: com 950 metros de altitude e uma imagem de 27 metros de Nossa Senhora de Fátima, atrai visitantes que sobem até o local para fazer preces e apreciar a vista.
  6. Mosteiro dos Capuchinhos: construído pela engenharia e o suor dos próprios frades em estilo lombardo. No local há uma pousada onde você pode se hospedar e aproveitar a esfera do local.

Agora o Parque das Cachoeiras 

Pegamos o carro e descemos para conhecer o Parque das Cachoeiras, pense num lugar lindo. É estacionar o carro e descer. 

Tiramos muitas fotos e as meninas gostaram bastante da experiência.

Aí a comédia é que apesar de morarem em um lugar que faz frio❄ em média 8 meses por ano, chegando até a nevar ⛄. Conseguiram tirar de boa aquele banho geladinho 🥶😅

Com a água bem geladinha, dá até um “acho que não vou entrar”, mais depois que você dá o primeiro mergulho não quer mais sair. 

A terra Verde [Guaramiranga] 

Guaramiranga é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, belas cachoeiras e aquele festival de Jazz que acontece sempre na época do carnaval.  

Localizada no Maciço de Baturité, na região serrana do estado, a 105km da capital do Ceará, Fortaleza.

Nos dados do IBGE de 2019, o município tem cerca de 5.193 habitantes e 59km² de área. A sede do município está a 865 metros de altitude e está situada na “Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité”. 

Guaramiranga Clima

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o clima da região é tropical úmido, com pluviometria média de 1.668 milímetros anuais e chuvas concentradas de janeiro a julho.

Guaramiranga Temperatura

A temperatura média é de 20,9°C. A menor temperatura registrada em Guaramiranga foi de 10°C em 27/06/1963, e a maior atingiu 32,2°C em 19/10/2016.

Conclusão

Guaramiranga, com sua exuberante natureza, trilhas desafiadoras e cachoeiras refrescantes, é um verdadeiro paraíso para os amantes da aventura e da tranquilidade.

Ao explorar suas paisagens, somos envolvidos por uma atmosfera única, onde cada trilha nos leva a novas descobertas e cada cachoeira nos presenteia com momentos de pura conexão com a natureza.

A diversidade de atividades e a beleza natural tornam Guaramiranga um destino imperdível para quem busca aventura, relaxamento e contato com o meio ambiente.

A cada passo, somos guiados por uma energia revitalizante que nos lembra da importância de preservar e apreciar as maravilhas que a natureza oferece.

Em Guaramiranga, a experiência vai além das trilhas e cachoeiras; é um convite para reconectar-se com a essência da vida e renovar o espírito em meio à beleza intocada da região serrana do Ceará.

Quer mais, então cai dentro!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %