Tempo de leitura:4 minutos, 3 segundos

Uma das coisas mais fáceis e saldáveis de fazer quando se está no mato é chá. Os chás tanto nos fazem relaxar como servem muitas vezes como energéticos como a chá de camomila e o chá de canela respectivamente, o chá de boldo para questões estomacais (dor de barriga ou fininha), o chá de mastruz é um ótimo anti-inflamatório, aliás, no caso do mastruz, pisando as folhas e sementes, dá até pra aplicar em cortes e feridas, pois também é antisséptico e ajuda a sarar mais rápido.

Temos uma espécie de farmácia ao ar livre. Vale lembrar que não tendo a facilidade de sair pra comprar remédio na drogaria da esquina, no mato esses chás podem tratar vários sintomas que aparecem durante as aventuras minando a vontade do individuo pra continuar trilhando.

Chás que auxiliam no dia-a-dia ao ar livre

#1 Chá de Boldo

Sabe aqueles dias que você exagera no churrasco, mais precisamente nas gorduras, toma muita cachaça misturando com cerveja fazendo aquela lambança. O chá de boldo é o seu salva-vidas nesse momento, pois ajuda no bom funcionamento do nosso querido fígado. Pois contém a na sua composição a lactona que ajuda a digestão das gorduras que foram outrora ingeridas. 

O Chá de Boldo auxilia na digestão, diminui os efeitos da ressaca no caso da ingestão desordenada de bebidas alcoólicas (dedo na goela também ajuda), minimiza a azia e gases, ajuda nos tratamentos de gastrite, problemas de vesícula biliar, diminui os sintomas de intolerância aos alimentos, tem ação antioxidante, antifúngica e antibacteriana além de ter efeito agradável de calmante. 

#2 Chá de Camomila

No Brasil em cada região esta planta medicinal de nome Camomila também pode ser encontrada como Macela-nobre, Camomila-vulgar, Margaça, Camomila-comum ou Macela-galega. 

Pois tem dias que você quer relaxar e seu corpo está a mil, ansioso, parece que tomou foi um energético, ou aquele famoso café com rum e já tem mais de 48 horas acordado. Pois bem, pra dá aquela relaxada, acalmando a mente, aliviando a ansiedade e o estresse, te ajudando a ter aquela boa noite de sono, o Chá de Camomila é a melhor pedida.

Pra você ter uma ideia é utilizada muitas vezes em tratamentos de inflamações e feridas, ansiedade e pra quem tem aquela carga de estresse pesada, a Camomila te trás um efeito calmante. E além disso, ajuda na má digestão, no tratamento de úlceras e problemas relacionados ao estomago, ajudando também a reduzir as cólicas menstruais e retira as impurezas da sua pele.

Bom né!

#3 Chá de Canela

O Chá de Canela além de ter um gosto marcante é um excelente energético, e diferente do café não acelera o coração, controla a pressão arterial, serve para combater resfriados, auxilia no controle do colesterol, na prevenção e controle do diabetes e previne contra o envelhecimento precoce.

Fora que a maioria das meninas já tem o conhecimento que a canela alivia os sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Sabemos que tudo em excesso faz mal, se tomar em excesso pode vir a prejudicar o ciclo menstrual.  

Então consumindo regularmente de forma adequada pode até normalizar a menstruação, pois há uma melhora no fluxo sanguíneo, logo com uma melhor circulação do sangue há a redução dos níveis de substâncias que em excesso provocam contrações fortíssimas, trazendo cólicas nem um pouco agradáveis.

#4 Chá de Mastruz

O Mastruz também é conhecido como ambrosina, erva de santa maria, lombrigueira, mentruz ou quenopódio.

O Chá de Mastruz é muito utilizado para tratar diversas sintomas, como vermes devido a sua ação antiparasitária, elimina infecções fúngicas ou bacterianas, pois tem efeito antisséptico; combate a problemas digestivos, pois estimula o aumento do suco gástrico; trata a prisão de ventre, pois aumentar a secreção e o esquema de contrações intestinais; tem também ação anti-inflamatória e antirreumática; e tem efeito de expectorante nas doenças de âmbito respiratório, pois o mastruz estimula o movimento dos brônquios e da secreção do catarro.

O Fogareiro

Lembrando o fato de que todo mateiro tem que ter um fogareiro. Eu sei que no mato temos várias formas de fazer uma fogueira ou uma chaleira improvisada com bambu no estilo bushcraft.

Então seguindo essa máxima, é um item que não pode faltar não importando do que é feito.

Até porque se o seu cantil seca ou na ausência de água potável. Nem toda água de nascente ou cristalina é própria para o consumo.

Você tendo onde ferver a água é muito importante para sua vida em ambiente selvagem.

Conclusão

Como você pode ver, existe uma infinidade de chás que você pode usar pra se proteger em ambiente selvagem.
Você vai fazer um chá pra simplesmente relaxar, de quebra poderá aumentar sua imunidade e ainda te dar mais resistência e energia para completar seus desafios.