Bushcraft - técnicas de sobrevivência
0 0
Read Time:3 Minute, 54 Second

Bushcraft é um movimento mundial que está devolvendo ao indivíduo o prazer de viver em comunhão com a natureza. Então o que é o Bushcraft? O Bushcraft é a “habilidade de viver no Mato”, definida também como “Artes mateiras”.

Alma de Bushcraft

Um dia eu quis ser escoteiro, comecei como lobinho e fui aprendendo algumas coisas, na minha visão, o movimento bushcraft me lembra muito dos acampamentos que tínhamos nas suas devidas proporções.

Como escoteiro nas atividades propostas pelos instrutores você aprende brincando sobre as artes mateiras, como fazer abrigos, como fazer ferramentas artesanais, ensinam a fazer balsas, pontes, fazer fogo e o principal: “Respeito à natureza e o meio ambiente”.

Mas sabe como é, na minha casa, são dois homens e duas mulheres.

Então, quando meus pais nos colocavam [eu e meu irmão] em alguma atividade, mesmo que estivesse os dois gostando, a prioridade era atender aos quatro filhos, então tiraram os dois.

Sabe como é, questão de logística! Bem que nós queríamos ter continuado.

Ou seja, se você tem filhos é um bom lugar para aprender disciplina e respeito ao próximo. Fora que pode ter um guia mirim quando decidir viver ao ar livre!

Foram me tirar cedo, então não podem reclamar muito de eu ser um pouco indisciplinado né!

Bushcraft

O Bushcraft utiliza o mínimo possível em uma espécie de desapego das tecnologias que nos fazem depender da comodidade de viver em comunidade, sendo uma espécie de fuga das cidades grandes, das aglomerações, resgatando seu lado primitivo. Isso sem abrir mão do conhecimento adquirido ao longo da evolução humana aplicada a natureza.

Bushcraft Equipamentos

Um dos grandes praticantes desse tipo de movimento no mundo falou: “Quanto mais você sabe, menos você leva”. Isso quer dizer o seguinte, quanto mais conhecimento das artes mateiras você tem, com mais facilidade você pode construir abrigos, encontrar água e comida.

Não vá para mata fazer Bushcraft sem esses equipamentos!

Equipamento Bushcraft #1: Faca

A faca para Bushcraft é o principal equipamento para sobrevivência na mata.

Equipamento Bushcraft #2: Machado

O machado é a preferência de muitos praticantes por ter mais apoio tanto nas atividades leves quanto nas mais pesadas.

Equipamento Bushcraft #3: Fogareiro

O fogareiro é um item muito procurado por quem vive no mato. As técnicas para fazer fogo são abundantemente, mas se você já tem algo a mão, é bem mais interessante!

Equipamento Bushcraft #4: Bússola

A bússola te proporciona ter um equipamento de navegação.

Equipamento Bushcraft #5: Kit de primeiros socorros

E se você é novo nas artes mateiras, te aconselho à levar um kit de primeiros socorros. Que você pode montar ou adquirir um pronto. Pois ao trilhar sozinho ou com amigos é uma precaução que pode te ajudar em casos de emergência.

Pensamento Mateiro

Outro dia vi um vídeo em que o cara chega à selva sem nenhum equipamento, utiliza lascas de pedras como faca, monta uma chaleira com bambu, e até constrói um abrigo onde à estrutura o cara fez de bambu e cobriu com folhas de bananeira.

E tenho um artigo que dá boas dicas de Como improvisar um Abrigo que vai te interessar. Nele tem os cuidados que você deve observar na escolha do local e te dá 4 manhas pra você improvisar seu abrigo.

Então se você sabe as manhas da sobrevivência, não tem necessidade de levar certos equipamentos, com o mínimo e um pouco de conhecimento na arte mateira já te proporciona viver em harmonia com o meio ambiente. Pois a intenção não é sair do mato, mas sim permanecer nele!

Técnicas de sobrevivência na natureza

As técnicas de sobrevivência na maioria dos adeptos tem preferência por não usar ferramentas modernas, as habilidades como fazer fogo, as técnicas de rastreamento, a caça e pesca, o uso de ferramentas como facas e machados artesanais, a criação de objetos com materiais naturais como galhos, folhas, pedras, cipós dentre tantas outras técnicas para você usar no dia a dia captando recursos no seu entorno para sua sobrevivência transformando um ambiente que outra hora seria hostil em uma perfeita definição de lar.

Conclusão

Bushcraft é uma arte milenar herdada de nossos ancestrais, boa parte delas guardadas em nosso subconsciente em busca do reencontro com si mesmo fugindo das grandes aglomerações onde você deixa de ser você e vira uma mera estatística. É em outras palavras a arte de viver ao ar livre.

E para mais aventuras nas terras alencarinas, cai dentro!

Se liga, dica de leitura: Como Ler Mapas e Usar GPS em Trilhas e o Guia de Rastros de Mamíferos Neotropicais de Médio e Grande Porte

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *